Holep

Holep é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para tratar condições relacionadas à próstata, como hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como próstata aumentada. Normalmente conhecido como “raspagem” de próstata, o Holep tem sido cada vez mais adotado com o avanço da medicina moderna. Trata-se do uso de laser na região, conseguindo resultados mais eficazes com um procedimento menos invasivo. Entenda mais sobre o que é essa técnica e descubra em que casos ela é utilizada no artigo abaixo. Continue a leitura para conferir!

O que é?

Enucleação Endoscópica Prostática com Holmium Laser ou Ressecção em bloco com laser holmium, o Holep é um procedimento realizado através do canal da uretra (via transuretral) com o auxílio de uma pequena câmera e uma fibra laser potente para remover toda a parte interna da glândula que atrapalha o fluxo urinário. 

A técnica oferece menor risco de sangramento intra-operatório e pós-operatório que uma Ressecção Transuretral (RTU) de próstata tradicional (conhecida como raspagem). Com o Holep, é possível ter mais estabilidade e precisão, diminuindo o tempo de internação hospitalar – em média um dia.

O procedimento cirúrgico também possui menos impeditivos. O Holep é um método possível para pacientes que usam anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, justamente pela questão de menor sangramento. A técnica também é recomendada para os pacientes que possuem cálculo na bexiga e outras comorbidades, como a própria idade avançada.

O Holep é uma alternativa às práticas transuretrais, como à RTU citada anteriormente e à Ablação ou Vaporização da próstata, em que o tecido é destruído com laser greenlight ou plasma.

Para quais pacientes essa técnica é utilizada?

O Holep pode ser indicado para a maioria dos pacientes com HPB.

A hiperplasia pode atrapalhar diversas ações relacionadas à uretra, a próstata, à bexiga e aos rins. Seu principal sintoma é o desconforto e a dificuldade de urinar. Os sintomas da próstata aumentada costumam ser:

Fluxo urinário fraco;
Retenção urinária;
Dificuldade para urinar;
Interrupção do fluxo da urina quando previamente iniciado;
Urgência para urinar;
Maior frequência das idas ao banheiro;
Noctúria (aumento de frequência de urinar durante à noite);
Sangramento na urina (hematúria);
Esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.
Para pacientes que não tem melhora com tratamento medicamentoso, ou que tem indicação direta de tratamento cirúrgico , o Holep pode ser indicado. O procedimento cirúrgico permite a produção de resultados superiores e menos invasivos que a raspagem da próstata, cirurgia mais conhecida conhecida como RTU.

Dentre as diversas técnicas de tratamento para HPB, o Holep pode ser indicado principalmente pacientes com tamanho de próstata entre 40 e 120 cm3, podendo ser aplicado até próstata consideradas “gigantes”, acima de 200 cm3.

Como o Holep permite a retirada completa do adenoma prostático (núcleo da próstata), o problema é erradicado, e o risco de recidida dos sintomas é menor do que em outras técnicas.