Endourologia

A Endourologia permite o tratamento de diversas doenças urológicas sem as incisões cirúrgicas tradicionais, ou seja, sem cortes.
As doenças mais comumente tratadas por meio da Endourologia são:

Hiperplasia Benigna da Próstata: aumento benigno da próstata que causa dificuldade de urinar na população masculina, principalmente naqueles de maior idade;
Câncer de bexiga: lesões malignas em homens ou mulheres, muitas vezes com histórico de tabagismo e mais idosos, responsável por sangramento urinário, dor / dificuldade para urinar e potencial de causar até o óbito se não tratados em tempo hábil.
Litíase urinária: representada pelos cálculos (pedras) que se formam no interior das vias urinárias, podendo causar obstrução à passagem de urina e dor importante (cólica renal).
Estenose das vias urinárias: estreitamento em algum seguimento das vias urinárias, decorrentes de traumas e doenças prévias, dificultando o fluxo da urina pelo seu trajeto habitual.

Consiste no uso de aparelhos pequenos e com câmeras, que são introduzidos pelas vias urinárias, sob anestesia, permitindo que o urologista visualize em um monitor de vídeo como está o interior das vias urinárias, assim identificando essas doenças e já realizando o seu tratamento.
Assim como as cirurgias robótica e videolaparoscópica, os procedimentos endourológicos têm se desenvolvendo bastante nas últimas décadas. Exigem menos tempo de hospitalização, garantindo ao paciente um retorno mais rápido às atividades cotidianas.